terça-feira, 7 de junho de 2011

"Em quanto tempo eu verei resultados?!"

Esta é uma pergunta famosa para quem esta iniciando o treinamento com pesos. Eu particularmente digo que esta é uma questão sem resposta, tendo em vista os diversos fatores que resultam na construção muscular.


A verdade é esta: ninguem pode lhe dizer com precisão o quanto você vai evoluir em um determinado periodo. O desenvolvimento muscular não é um processo para ser pensado a curto prazo, portanto se você espera entrar em uma academia e em um ou dois meses ter o corpo que deseja, não se iluda, isso será impossível. Não exite dieta milágrosa, treino mágico, exitem apenas duas coisas: determinação e disciplina.

Voltando a questão em si, analizaremos os fatores mais citados e que, realmente determinam seus ganhos:

-Treino: Para alguns, parece que este é o único fator de desenvolvimento muscular, os leigos crêem que seus ganhos dependem apenas de seu treino e mais nada. O treino deve ser intenso, visando SEMPRE o maior rompimento de fibras musculares, assim você possibilita que os outros fatores trabalhem para construir sua musculatura.

-Alimentação: "Você é o que você come". Já vimos diversos bodybuilders, e outras personalidades relacionadas ao fisiculturismo, afirmarem que seus ganhos vem de sua dieta. Alimente-se. Comer corretamente é manter seu corpo em estado anabólico por isso, alimentar-se é tão importante quanto um treino duro, seu corpo precisa de 'material' para construir musculos fortes.

-Descanso: Durma no minímo oito horas por noite, assim você garante que seu corpo receberá devida quantidade de hormônios necessários para a reconstrução das fibras rompidas. Jay Culter, afirmou em uma entrevista que dorme até dez horas por dia.

-Fator Genético: É impossivel deteminar os ganhos apenas observando alguém, a tanto genética e metabolismo variam de pessoa para pessoa. Exitem aqueles que tem mais facilidae para desenvolver musculos, outros apenas uma região do corpo, portanto este é um fator de suma importância e não existe precisão ao falar "Você vai ganhar 3cm de braços este mês com este treino", depende de sua genética também, e não apenas do treino.

Resumindo:
Treinamento - estímulo.
Alimentação - matéria prima.
Descanso - reconstrução.
Fator Genético - velocidade e forma com que os ganhos apareçam.



Bem, tendo em vista estes fatores, creio que, fica claro que o seu desenvolvimento depende apenas de você e que a famosa questão "Em quanto tempo eu verei resultados?" é praticamente impossível de se determinar, portanto não seja leigo e não confie em propagandadas de suplementos alimentares milagrosos, dietas liquidas ou mágicas deste(a) ou aquele(a) celebridade em revistas ou aparelhos novos que prometes músculos torneados em pouquíssimo tempo com o mínimo de esforço, isso não existe. Confie em você, tenha foco, e não desista, se você trabalhar duro chegará lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário